23/11/2011

ERA UMA VEZ..........uma ervilha

Pensa-se que a ervilha é originária da Ásia Central e da Europa e tem sido consumida pelo homem há milhares e milhares de anos. Na verdade, as ervilhas são mencionadas na Bíblia e eram apreciadas pelas civilizações antigas do Egipto, Grécia e Roma.
No entanto, só no século XVI, quando se criaram as técnicas de cultivo de variedades mais tenras, as pessoas começaram a consumir o grão no estado fresco, ao contrário de comer apenas as ervilhas secas. Parece que os chineses, uma cultura que havia consumido este legume já em 2000 AC, foram os primeiros a consumir tanto as sementes e as vagens como um vegetal.
O rei francês Louis XIV popularizou as ervilhas no século XVII, tornando-os um item de grande consideração nos menus de festas do seu palácio, e sugerindo que as ervilhas foram desenvolvidas na Holanda por volta da mesma altura. As ervilhas foram introduzidas Estados Unidos logo após os primeiros colonos se estabeleceram neste país.
No século XIX, durante a evolução inicial do estudo da genética, a ervilha desempenhou um papel importante. O monge e botânico, Gregor Mendel utilizou ervilhas nas suas experiências em melhoramento de plantas.
Hoje, os maiores produtores comerciais de ervilhas frescas são os Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, Hungria e Índia.

Sem comentários:

Enviar um comentário