A batata é originária do altiplano dos Andes e em 1570 foi levada do Peru para a Europa pelos conquistadores espanhóis como mera curiosidade botânica para, com o passar do tempo, vir a se tornar um dos vegetais mais utilizados na alimentação humana em todo o mundo.
A batata já era cultivada pelos habitantes da América do Sul desde eras imemoriais. Os mais antigos restos destes tubérculos cultivados (e também de batata-doce) foram encontrados dentro de cavernas situadas a cerca de 2800 metros de altitude no canion Chilca na região costeira do Peru (a 65 Km a sudeste da capital Lima). Estes restos (como o substrato que os continha) foram datados de 8000 a.C. período glaciário do fim do pleistoceno, quando aqueles planaltos andinos estavam cobertos de gelo.
O nome batata na língua portuguesa se originou da palavra "papa" que designa a planta e tubérculo na língua quíchua.Ainda em nossos dias, nos países andinos, se produz e se comercializa ordinariamente mais de 200 variedades diferentes de batatas. Actualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano. A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos .A batata tem vitamina B e C e é rica em ferro e zinco
Sem comentários:
Enviar um comentário